Um Beato Líder
Narrativas Memoráveis do
Caldeirão

Resenha:

NARRATIVAS DO MOVIMENTO DO CALDEIRÃO

CÉSAR BARREIRA

O livro de Domingos Sávio de Almeida Cordeiro coloca em cena mais um olhar sobre o Beato José Lourenço, líder do Movimento do Caldeirão que ocorreu na década de 30 do século passado, na região sul do Estado do Ceará. Um dado a destacar nesta forma de investigação de um objeto é a construção gerada na vivência de um filho de romeiros de Padre Cícero de Juazeiro do Norte. A pesquisa é feita com base em lembranças construídas na infância, por relatos orais, que instigaram o autor a buscar, de uma forma metódica a memória do Beato José Lourenço. São relatos que têm a marca de "historias fantásticas" que incluem anedotas maliciosas ou mistificadas.

Na apresentação da figura de José Lourenço o livro analisa as categorias do beato líder e do beato mito, interpretando diferentes narrações realizadas por pessoas que vivenciaram ou testemunharam fatos em torno deste personagem. As categorias mito e líder não aparecem nesse trabalho como excludentes, tendo como sustentáculo as nomeações de dois grupos formados por pessoas idosas, com mais de 74 anos: os "remanescentes" e os "contemporâneos". Tais grupos demarcam, respectivamente, atores que pertenceram e participaram do movimento e atores que viveram no tempo dos acontecimentos. Os "remanescentes" demarcam uma "visão de dentro" e os "contemporâneos" expressam uma "visão de fora" dos fatos que envolvem a vida do Beato José Lourenço. Destaca-se, nesta discussão, uma leitura de como as memórias constituem saberes locais e visões de mundo, às vezes em confronto, tecendo uma teia inseparável de significados. Neste sentido as narrativas não são necessariamente unívocas, corroborando com a idéia de que "não é a verdade das narrativas que está posta em discussão, mas a constituição de valores, símbolos e mitos".

O livro busca distinguir concepções que criam valores antagônicos e controvérsias entre memórias, em função das interpretações dos acontecimentos, verificando como nas narrações das pessoas existe um passado às vezes idealizado.

A riqueza da construção do trabalho de campo que dá subsídios à investigação está profundamente emoldurada pela vivência no espaço dos acontecimentos, possibilitando a obtenção de depoimentos com pessoas quase centenárias e a penetração, em acessos particulares, além de entrevistas, realizadas por outros pesquisadores de pessoas, hoje já falecidas. Este material coletado por outros pesquisadores só foi utilizado quando se tratava de depoimentos inéditos, ainda não publicados.

Um beato líder; narrativas memoráveis do Caldeirão nos traz uma rica análise sobre a combinação da dimensão religiosa e das aspirações de liberdade presentes nos movimentos classificados, na literatura, como "rebeliões primitivas", "fanatismo" ou "messianismo". A reflexão entreposta a essas distinções está, em grande parte, ancorada na idéia de que as manifestações constituem, antes de tudo, "lutas libertárias". A reconstituição da figura do beato agrega valores que ele ensinava de igualdade e liberdade, incorporando idealizações algumas vezes sobrenaturais.

Para o autor, os valores sagrados e profanos se mesclam através da oração e do trabalho, realizando o ideal de virtude e de liberdade. Nesta configuração narrativa José Lourenço é a junção de um beato líder e de um líder beato, sendo ambos a encarnação da bondade.

Este criterioso e instigaste livro deve ser lido, como destaca Domingos Sávio, na ótica da desconstrução de discursos, gerando dúvidas e relativizando fatos narrados.